sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Conhecendo Belém do Pará com as crianças




Tivemos a oportunidade de passar um feriado prolongado em Belém do Pará com as crianças e descobrimos um destino muito rico em cultura e belezas pouco explorado pelos brasileiros. mas destino de vários turistas estrangeiros. 
Belém é uma cidade antiga e interessante, famosa por suas  mangueiras ao longo de várias ruas e pela comemoração do Círio de Nazaré em outubro. Neste período a cidade fica lotada! A culinária é maravilhosa, com temperos e ingredientes diferentes e saborosos. O clima é quente e úmido: com chuvas diárias. O lado negativo é a violência que aumentou bastante.



Então vamos lá para mais uma aventura com as crianças no Norte do Brasil!



Ficamos no Soft Hotel, o único hotel que consegui achar que acomodava um casal e três crianças no mesmo quarto (www.belemsofthotel.com.br). Alugamos um carro (com ar-condicionado!) para termos mais liberdade de nos locomovermos pela cidade.

Lugares para se conhecer:


Museu Paraense Emílio Goeldi
Av. Magalhães Barata, 376. Visitação: 3ª a Dom, 09 às 17h. (verificar se estará aberto nos feriados). Telefone: (91) 3219.3312. 

Ótimo passeio com as crianças para ver fauna e flora da região. Fomos num feriado e a entrada principal estava fechada. A sorte é que vimos vários ônibus de turismo na rua lateral e entramos por lá. O parque só abriu para os turistas estrangeiros que haviam feito uma solicitação prévia. 










Mangal das Garças
Pass. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha -ao lado do Arsenal da Marinha.
Horário: 10 às 18h ,entrada até 17 h. Visitação do Parque: Gratuita.
Atrativos: aviário, borboletário, museu, mirante ( para o mirante, necessário altura mínima de 1,20 m): (para esse locais é necessário adquirir ingresso) Telefone: (91).3242.5052.


Ótimo passeio com as crianças: o local é lindo e tem algumas atrações. As crianças adoraram o borboletário e passear pelos jardins onde é possível encontrar algumas aves Crianças menores que 1 metro não podem subir no mirante, então, não fui. Vale a pena almoçar por lá: o restaurante é bonito e a comida é muito saborosa e são utilizados, em alguns pratos, ingredientes típicos da região.

Vista da varanda do restaurante







Ver-o-Peso
Av.l Castilhos França, 208 - Campina

Ver o peso é um mercado tradicional com verduras, frutas, temperos, ervas medicinais, açaí, castanhas e vários outros produtos típicos da região. Tem um espaço bem interessante só com artesanato.  No local existe um edifício construído em 1625 utilizado como entreposto fiscal onde se media o peso exato das mercadorias para cobrança de impostos pela coroa portuguesa.
Difícil de estacionar, ideal utilizar o estacionamento pago da Estação das Docas e vir caminhando para conhecer. Como estava com as crianças, passei rapidamente para comprar artesanato (que é bem mais barato do que o artesanato encontrado na Estação das Docas) e castanhas. 




complexo arquitetônico histórico no entorno



Estação das Docas
Av. Castilho França, 707 - Campina


Ao lado do Ver-o-peso está a Estação das Docas. Passeio imperdível. O espaço foi revitalizado e ficou bem bacana: cheio de lanchonetes, restaurantes e artesanato. A sorveteria Cairu é uma parada obrigatória: sabores típicos da região. A parte fechada é climatizada e existe também uma grande área aberta na orla do Rio Guajará. Tem estacionamento próprio. Pode ser visitada tanto de dia como à noite.












Conjunto Feliz Luzitânia
Forte do Presépio, Catedral de Belém, Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra e Museu do Círio.
Praça Frei Caetano Brandão, s/n - .Cidade Velha

Conjunto histórico. Fácil de estacionar e uma atração fica ao lado da outra. No feriado, a Casa das Onze Janelas e o Forte estavam fechados para visitação. Mesmo assim a área externa é bem bonita e agradável.

Casa das Onze Janelas
Galeria de artes: de terça a domingo de 10 às 18h..Telefone: (91) 4009.8845





Forte








Praça da República e Teatro da Paz
R. da Paz, S/N. Aos domingos: feira de artesanato (manhãs).
Teatro da Paz: Aberto diariamente, das 9 às 18h, Telefone: (91). 4009 8750


Edificação centenária com lindos detalhes construtivos. Foi um presente assistir a  uma apresentação da Orquestra Sinfônica durante a visita!







Parque da Resiência
Av. Governador Magalhães Barata, 830, São Brás. Telefone (91) 4009-8700. Aberto de terça a domingo, das 9 às 19h.

O local antigamente era utilizado como residência oficial do governador do Estado. Hoje abriga um parque com orquidário, museu e um ótimo restaurante com comida local, o Restô do Parque. Passeio muito agradável.








Além desses passeios, demos um pulinho no Shopping Castanheiras. Há vários shoppings em Belém.
Existem também vários passeios interessantes partindo de Belém mas, infelizmente, não tivemos tempo para fazer. Um bom motivo para voltar, pois adoramos a Região Norte!






5 comentários: