sexta-feira, 18 de maio de 2012

Licença Capacitação levando as crianças - parte 2: Escolhendo o local para fazer o curso de inglês no exterior

Voltando ao blog.... 

Depois de várias pesquisas, escolhemos estudar ingês em Salt Lake City (SLC), no Estado de Utah, durante nossa licença capacitação.  Orçamos em agências de intercâmbio e também diretamente pela internet onde, na pesquisa, foi utilizado o termo ESL(english second language). Contactando diretamente com os cursos, conseguimos preço mais em conta e pudemos adaptar o curso à nossa realidade: família formada por um casal, nossos 3 filhos pequenos (7, 5 e 3 anos) e meu enteado de 19 anos.

 A razão de escolha por Salt City (SLC) se deu por ter sido o local e curso mais em conta, pelas belezas naturais do estado de Utah e pela vontade de conhecer essa região. Somos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cuja sede e vários lugares históricos estão localizados no Estado. A região atrai muitos turistas e estudantes. 
Temple Square
Trax (trem) em estação no centro de SLC

                                                                      Vista da cidade

Selecionamos 3 cursos:

1) Curso no ELC na BYU (http://elc.byu.edu/): aprox. U$ 2.200,00 (em julho/2011) por pessoa para todo o curso. Curso bem conceituado. Meu marido já estudou nesse curso em 2004 e gostou bastante. Uma grande vantagem é a possibilidade de alugar um apartamento no campus da Universidade durante o período do curso. A BYU fica em Provo, 50 minutos de SLC. Uma região muito agradável. A desvantagem, para o meu grupo, era a data fixa para início, término e matrícula no curso. A duração do curso é maior que os 90 dias da licença capacitação. É preciso somar com parte de um período de férias (uns 10 dias a mais). Acabamos perdendo o período da matrícula e descartamos esta possibilidade.

2) Curso na American One English Schoool (http://www.americanone-esl.com/): aprox. U$ 1500,00 (em agosto/2011) por pessoa para o período de 3 meses e flexibilidade para início do curso (todas as segundas-feiras). Fica em West Valley, 10 minutos de SLC.



3) Curso na PACE (http://www.eslpaceacademy.com/index-4.html):  aprox. U$ 1.400,00 e o outro membro da família teria um bom desconto (em agosto/2011). Fica em Orem, 45 minutos de SLC e ao lado de Provo.

O contato inicial , o pagamento da taxa de inscrição  e o recebimento dos documentos necessários para o visto de estudante foram tratados com a American One. O pagamento do curso só fizemos na própria escola, antes do início do curso. 
Quando chegamos à SLC, visitamos a American One. Foi nos dada a opção de estudar na American One, em West Valley,  ou na PACE, em Orem,  já que as duas mantém uma parceria. A princípio pensamos em estudar em Orem, pois adorei a cidade e o local do curso (fica dentro de um Shopping bem legal: University Mall). Mas acabamos escolhendo o curso em West Valley, pois ficava bem mais perto do apartamento que achamos para alugar, numa cidade chamada Midvale.  O aluguel do apartamento foi a parte mais difícil, conto nos próximos post.

Além desses cursos, encontramos um curso de inglês gratuito em SLC, na HORIZONTE (http://horizonte.slcschools.org/), bem no centro da cidade. O curso é oferecido para imigrantes. Vi estudantes de vários locais do mundo. Esse curso é interessante para quem entra com o Visto de Turista. Com o visto de estudante, como o nosso, teríamos de pagar o curso. Meu enteado, que não tinha o visto de estudante, fez este curso. O legal é que o TRAX (trem) tem uma estação bem ao lado da escola e outra estação na saída de nosso apartamento.



Já estou com vontade de voltar.....


11 comentários:

  1. Muito legal este blog. Eu e minha esposa somos servidores publicos federais. Gostaria de saber que justificativa dar no pedido de licenca de capacitacao para esse tipo de curso.
    Obrigado.
    Luiz Carlos . Brasilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Carlos, fiquei um período afastada do blog devido a mudança de cidade e o nascimento de um novo bebê. Obrigada pelo comentário. Não sei se vc já solicitou sua licença, mas a justificativa para o curso de línguas estrangeiras é bem simples: o domínio de outra língua melhora nossa capacidade profissional. Outros tipos de cursos merecem uma justificativa mais elaborada. Depois me conte sua experiência. Boa sorte!

      Excluir
  2. Também gostaria de saber quais as informações fornecidas para solicitar a licença....se é aceito a inscrição direta em um curso no exterior.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Vinícius. Eu só fiz a inscrição no curso depois de aprovada a minha licença, evitando assim o risco de perder o valor da taxa de matrícula que geralmente não é reembolsado. Para o pedido da licença eu imprimi os dados obtidos na Escola via internet: carga horária, dias da semana e horário das aulas; local do estudo (cidade/país). Com essas informações você monta o seu pedido de licença seguindo a orientação normativa do seu órgão; conversa com a Chefia e depois de deferido o pedido, vc faz a inscrição no curso. Após a inscrição, vc receberá a documentação da Escola para entrar com o pedido de Visto de Estudante, no caso de curso nos EUA. Já presenciei casos de colegas que tiveram seu pedido de licença capacitação indeferido, por interesse da Administração. Boa sorte no seu pedido!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Angela, obrigado por responder....te abusar só mais um pouquinho...rsrs...você solicitou apenas a licença e pagou o curso com recursos próprios ou solicitou também o pagamento do curso? teria como fazer isso? eu faço 5 anos em janeiro....então estou pesquisando tudo para em fevereiro já dá entrada...inclusive já conversei com a chefia informalmente que já liberou....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius. Que bom que a sua Chefia liberou...meio caminho andado. Olha, eu paguei o meu curso. É muito difícil úm órgão pagar esse tipo de curso. Mas verifique no RH do seu órgão a possibilidade desse pagamento. Boa sorte!

      Excluir
  5. Caríssimos, que linda viagem e experiência maravilhosa, com as crianças ainda pequenas! parabéns pela iniciativa.
    Estou tentando tirar minha licença e já perdi 3, portanto quero ver se tiro a minha agora no início do ano e estava buscando como fazer a justificativa para o estudo de língua estrangeira. Obrigada, vou utilizar as dicas que vocês postaram para dar entrada no meu pedido. Grande abraço e sucesso!Parabéns pela linda família, Deus os abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marta! Espero que você consiga usufruir sua licença porque vale a pena. Já estamos programando mais uma aventura...Boa sorte! Um abraço.

      Excluir
  6. Boa noite Angela! Gostaria de fazer algumas perguntas.
    Quanto tempo dura o curso? Pelo menos a parte básica?
    É fácil encontrar onde morar no Campus?
    E escola para as crianças? Sei que vc ficou pouco tempo, mas eu pretendo ficar mais. Vc sabe se tem escola perto e se é muito ou pouco complicado matricular um filho? A minha filha vai estar com 5 anos na data que pretendemos ir.
    Estou vendo que vc não entra no blog há um tempo, mas ficaria muitíssimo grata se pudesse me responder. Vou escrever para eles, mas queria trocar idéias com brasileiros também.
    atenciosamente,
    Sara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom tarde Sara. Quanto à duração do curso: existem diversas opções, inclusive quanto à carga horária.Existem ofertas de cursos semanais e de um módulo inteiro ( básico 1, por exemplo). Um módulo, geralmente, dura 15 semanas. No texto eu inseri os links dos cursos que pesquisei. Lá você consegue verificar as datas de início e término dos cursos. Normalmente o básico é feito em dois módulos. Qualquer dúvida fique à vontade para perguntar.
      Quanto a morar no campus: só é possível nos cursos oferecidos pela Universidade. No caso, pesquisei a BYU. Acabei fazendo um curso em escola particular e morei na cidade mesmo. Alugamos um apartamento por 3 meses. Para um período maior a oferta é enorme, pois a maioria dos contratos de aluguel são de 1 ano.
      Quanto à escola da sua filha: com 5 anos (se completados até dia 01/set) ela poderá entrar na escola pública. Basta você procurar a escola pública da região que você mora. A matrícula foi super fácil e minha filha foi muito bem recebida. Em um dia peguei os formulários na secretaria e no outro eu entreguei na escola e ela começou a frequentar as aulas. Sem burocracia, sem material escolar e sem uniforme: adorei, kkk!
      Obrigada pelo contato. Um abraço, Angela

      Excluir